Como Funciona o Mercado Financeiro?
- João Biancatto

- 5 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Como vimos, o mercado financeiro funciona de forma a aproximar agentes, como um investidor e um tomador de recursos.
Eles não precisam conversar ou estabelecer contato entre si, pois essa ponte é feita através de aplicações da própria instituição financeira.
Dessa forma, você pode investir seu dinheiro aplicando em um CDB e acabar fornecendo o capital necessário para que a instituição financeira ofereça um empréstimo a um empresário que precisa de capital de giro para o seu negócio.
Assim, o resumo é que quem possui recursos em excesso empresta para quem sofre com sua falta (e demonstra capacidade de pagar).
Para normatizar o mercado, existem diversos órgãos importantes, entre eles: Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Eles dão as diretrizes operacionais a partir das quais as instituições financeiras se baseiam.
E quando falamos em “mercado” ou “mercado financeiro”, não se trata apenas de títulos de renda fixa ou de ações na bolsa.
Veja como o mercado financeiro é dividido:
Mercado de crédito: trata dos empréstimos bancários. É o mercado que você acessa ao solicitar um financiamento ou usar o cheque especial.Mercado aberto: cuida das empresas com capital aberto, ou seja, que negocia suas ações através da bolsa de valores, que regula a oferta e a demanda pelos papéis das companhias.Mercado de câmbio: é a plataforma de negociação de moedas estrangeiras da relação justa entre as moedas dos países.







Comentários