Mercado Financeiro: Fundos de Investimentos
- João Biancatto

- 6 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Fundos de investimentos são uma excelente maneira de ingressar no mercado financeiro, já que oferecem a chance de você diversificar aplicações sem ter grande conhecimento sobre o assunto.
Em um fundo, você faz um aporte inicial, que é convertido em cotas, e depois espera esse dinheiro se valorizar.
Existem quatro tipos de fundos considerando as classes de ativos, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais: renda fixa, ações, multimercados e cambiais.
Fundo de renda fixa
Tem foco em retornos por meio de investimentos em ativos de renda fixa (também são aceitos títulos sintetizados via derivativos), com estratégias que envolvam risco de juros e de índice de preços. São indicados para quem quer menor volatilidade e riscos bastante controlados, com alta liquidez.

Fundo de ações
Possui principalmente ativos de renda variável, como ações à vista, bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações. No mínimo, 67% da carteira é alocada nessas aplicações.
Fundo multimercado
É o mais versátil dos fundos e oferece estratégias complexas, sem muitas restrições sobre as alocações em determinados ativos ou derivativos.
Fundos cambiais
Pelo menos 80% da carteira é destinada a ativos relacionados diretamente ou sintetizados, via derivativos, a moedas estrangeiras. É uma opção bastante atraente para quem possui contratos em moeda estrangeira e busca se proteger de oscilações do dólar ou do euro, por exemplo.






Comentários